top of page

Exposição Rostos com História

Inaugura amanhã, integrado do VII Dia Aberto do Agrupamento de Escolas de Marrazes, a exposição Rostos com História, uma exposição resultante do convívio intergeracional entre utentes da Amitei e os alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes, no âmbito das atividades do C.A.C.E. Faz...

“ROSTOS COM HISTÓRIA” é um projeto que pretende destacar a parceria entre o Agrupamento de Escolas dos Marrazes e AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes a partir do desenvolvimento de projetos intergeracionais.

“ROSTOS COM HISTÓRIA ” é uma exposição que surge da vontade da relação entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes e os utentes da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes, no sentido de criar laços de proximidade e conhecer/ partilhar as suas histórias e experiências de vida. E que vê reforçada a sua identidade com o apoio do Projeto Inside Out.

É o resultado de um processo iniciado em 2014 entre os alunos do Agrupamento de Escolas dos Marrazes e alguns utentes da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes. O o livro de partida foi “O Rosto” de Valter Hugo Mãe e durante algumas sessões foi iniciado o diálogo e partilha de diferentes vivências entre diferentes gerações. À semelhança de jornalistas que entrevistam os seus convidados, os alunos curiosos foram registando através da escrita e da fotografia estas experiências de vida. E com “pés de lã” foram construindo um emaranhado de relações, afetos, risos, de factos tão comuns e tão diferentes que viram reforçadas as suas linhas (a sua identidade).

As fotografias que hoje podemos apreciar são os rostos das pessoas que pertenceram ao projeto.

Tentámos de alguma forma durante as sessões do projeto captar momentos que transparecessem a verdadeira essência destas pessoas.

Rostos com História comemora o facto de desde 2013 estas duas instituições serem parceiras nas mais variadíssimas atividades e projetos numa perspectiva de Educação Intergeracional .

Uma vontade intergeracional que continua a cruzar percursos entre avós e netos…


bottom of page